13/10/08

»» Problema da semana... 2


Olá Amiguinhos!

Esta semana tenho um problema que não consigo resolver... e a minha professora quer a resposta o mais depressa possível.
Eu penso que é um verdadeiro prolema resolver este problema.
Queres ajudar-me?
Preciso da resposta até ao dia 20 de Outubro...

Um caracol está no fundo de um poço com a profundidade de 5 metros.
Durante cada dia, o caracol sobe 2 metros, mas à noite, ele escorrega e desce 1 metro.
Ao fim de quantos dias é que o caracol chega ao cimo do poço?

Explicas-me como chegaste à tua resposta?
Escreve tudo em "comentários"...

Por concluires esta tarefa e por me ajudares... ganharás 10 estrelas!

Boa sorte!

Nemo

18 comentários:

Joana disse...

O caracol sobe todos os dias 2 metros mas escorrega 1 metro (2-1=1). Assim só avança 1 metro por dia. Concluí que o caracol leva 5 dias a subir os 5 metros.

1º dia: 5-1=4
2º dia: 4-1=3
3º dia: 3-1=2
4º dia: 2-1=1
5º dia: 1-1=0

Zeca disse...

O caracol demorará 5 dias.


Eu fiz assim se ele 1 ao dia ele demorará 5 dias.


Zeca

Unknown disse...

sabendo que o caracol anda um metro por dia são precisos 5 dias para sair do poço.

2-1=1
5x1=5

ines filipa disse...

Se o caracol subia 2 metros de dia e descia 1 metro à noite acabava por subir só um metro por dia.

2-1=1


se o poço tem 5 metros e o caracol sobe 1 metro por dia,então leva 5 dias a sobir o poço.

5:1=5

Nós... disse...

Nemo disse...

Olá Joana!
Olá Zeca!
Olá Miguel Ângelo!
Olá Inês!

Hum... será mesmo assim? Ai ai ai... este problema dá-me volta à cabeça!

Nemo

Joana disse...

Esta foi mais dificil mas acho que já sei:

Levou 4 dias a chegar ao cimo do poço.

O caracol em 3 dias subiu um metro por dia, ou seja 3 metros.
No 4º dia subiu 2 metros e como estava no cimo do poço já não escorregou.


Esta tinha ratoeira?

Nós... disse...

Nemo disse...

Olá Joana!
Vou ter de esperar até ao dia 20 para te dizer se tens razão ou não!Não sei... talvez sim... talvez não... O que te parece mais lógico? Achas que a tua justificação faz sentido? Hum... não sei! Ficamos à espera do dia 20!Boa?

Nemo

Joana disse...

Nemo, já estou com os "miolos" a ferver.

Eu penso que sobe 2 metros de dia e desce 1 metro à noite. Em 3 dias apenas sobe 3 metros. Ao quarto dia chega ao cimo e, se for inteligente, não vai esperar pela noite para descer 1 metro. Não é?

Nós... disse...

Nemo disse...

:)

Não sei...

Nemo

Daniel Camilo disse...

NA MIHA OPINIÃO O CARACOL DEMOROU 4 DIAS A CHEGAR AO CIMO DO POÇO,POIS NO FINAL DO PRIMEIRO DIA SUBIU 1 METRO,NO FINAL DO SEGUNDO DIA SUBIU MAIS 1 METRO,NO FINAL DO TERCEIRO DIA SUBIU MAIS OUTRO METRO E NO QUARTO DIA COMO ELE SUBIA SEMPRE 2 METROS CHEGOU POR FIM AO CIMO DO POÇO.

2-1+2-1+2-1+2=5


ESPERO QUE A MINHA RESPOSTA TE POSSA AJUDAR

DANIEL CAMILO

Unknown disse...

DEPOIS DE MUITO PENSAR ACHO QUE ME ENGANEI DA OUTRA VEZ O CARACOL LEVOU 4 DIAS E NAO 5 DIAS.POIS EU AGORA PENSO ASSIM O CARACOL NO PRIMEIRO DIA SOBE 2 METROS NESSA NOITE DESCE 1 METRO FICA ENTAO 1 METRO NO 2 DIA SOBE MAIS 2 METROS E DESCE MAIS 1 FICA ENTAO COM 2 METROS NO TERCEIRO DIA SOBE MAIS 2 METROS DE NOITE DESCE 1 FICA ENTAO COM 3 METROS NO QUARTO DIA SOBE ENTAO OS OUTROS 2 METORS QUE FALTAVAM E ENTAO SAI DO POÇO ANTES QUE FIQUE DE NOITE.

Unknown disse...

No 1º dia o caracol sobe 2 metros e nessa noite ele escorrega 1 metro, por isso ele só sobe 1 metro.
No 2º dia ele sobe mais dois metro, ficando assim com 3 metros, mas nessa noite volta a perder mais um metro, subindo então só 2 metros.
No 3º dia com os 2 metros que ele já tinha do dia anterior, e com os 2 que sobe nesse dia, ele fica com 4 metros, mas como nessa noite ele volta a perder 1 metros, então irá ficar com 3 metros.
Só no 4 dia é que ele consegue chegar ao cimo do poço, porque os 3metros do dia anterior mais os dois desse dia, fazer o 5 metros que é a de profundidade do poço, então o caracol leva 4 dia a chegar ao cimo do poço.

ines filipa disse...

Bom já vi que me enganei,eu não fiz bem as contas pois errei!
Vamos lá novamente.

No primeiro dia o caracol está no fundo do poço e sobe até ao 2º
metro à noite desce para o nº 1/ no seundo dia sobe para o terceiro metro e à noite desce para o 2º/3º dia sobe para o quarto metro eà noite desce para o 3º no quarto dia sobe do 3º para o 5º metro mas como já chega antes da noite já não volta a descer por isso só leva 4 dias.

1+1+1+2=5 dias.

Benfica disse...

5+2+1=8

Ele demorará 8 dias

ines filipa disse...

Não são 5 dias são 5 horas.

Alex Marques disse...

O caracol a cada dia que passa sobe 2metros mas escorrega 1metro por tanto ele demorará 5 dias!!!!!!!
Eu fiz assim:ele sobe 2M mas escorrega 1M no 1ºdia ele só sobe 1metro e por isso leva 5dias a subir!!!!!

Nós... disse...

Nemo disse...

Olá pessoal!

Na verdade, o caracol leva 4 dias a subir o poço.
São 5 metros... ele sobe 2 e escorrega 1.
1.º dia: sobe 2 mas escorrega 1 = 1
2.º dia: sobe 2 mas escorrega 1 = 2
3.º dia: sobe 2 mas escorrega 1 = 3
4.º dia: sobe 2 e chega ao cimo do poço... portanto 3+2 = 5

Parabéns à Joana, ao Daniel, ao Miguel Angelo, à Beatriz e à Inês!!!
Foi um bom raciocínio!Vou já entregar-vos as estrelas.
Aos outros meninos... parabéns por terem participado!

Nemo

Unknown disse...

A resposta correta e xatamente essa o caracol sobe 2 metros e anoite ele,desce 1 metro então subindo 1 metro a cada dia ele chegara ao cimo do poco em 5 dias isso se cotexta devido ao fato dele escorregar durante a noite