12/11/08

»» Problema da semana... 6


Olá amiguinhos!
Estava eu a nadar no fundo do mar quando, de repente, vejo uma coisa a brilhar.
Dei às barbatanas e fui espreitar. Era uma moeda!
Olhei para a moeda com atenção e vi que tinha esta data:
« 1500 anos antes de Cristo ».
O que é que tu achas?
Achas que é uma moeda em ouro, uma moeda velha, uma moeda falsa, uma moeda autêntica ou uma moeda de colecção?

» Escreve a tua resposta em "Comentários" e não te esqueças de me explicar a razão da tua escolha.
Com esta tarefa ganhas 5 moedas... ups!... 5 estrelas!
Bons raciocínios!
Nemo
...

11 comentários:

ines filipa disse...

Olá!

Eu acho que a moeda é muito antiga.
«1500 anos antes de Cristo».
Por ser muito antiga deve ser mesmo valiosa.
Eu acho que é de ouro!

Joana disse...

Nemo, lamento informar-te mas a moeda que achaste é falsa porque no ano 1500 antes de Cristo (séc.XVI a.C.) não existiam moedas.
A moeda, foi inventada no século VII antes de Cristo ( cerca de 620 a.c.), na Lídia.As primeiras “moedas” foram cunhadas de electro, uma liga de ouro e prata. Só nos meados do século V antes de Cristo, Atenas cunhou as primeiras moedas de ouro e nos fins do mesmo século apareceram as primeiras moedas de bronze, na Macedônia e na Trácia. Durante o século IV antes de Cristo, a prata manteve-se o metal dominante na cunhagem de moedas.

Zeca disse...

Olá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(Com alguma ajuda)
Cheguei à conclusão que a moeda é falsa porque a primeira moeda apareceu no século 7 A.C.

Adeus
Zeca

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá Nemo,
eu acho que é uma moeda falsa, porque ao fazer as minhas pesquisas, encontrei a história da origem da moeda e em 1500 antes de Cristo ainda não existiam moedas.

A seguir mostro o resultado das minhas pesquisas:
- As moedas foram uma tentativa bem sucedida de organizar a comercialização de produtos, e substituir a simples troca de mercadorias. Há divergências sobre qual povo foi o primeiro a utilizar a técnica da cunhagem de moedas, pois de acordo com alguns, a China utilizava moedas cunhadas antes do século VII a.C., época que é creditado ao povo lídio esta realização. Durante muitos anos, a moeda possuia um valor real, dependia do metal de que era feita. Hoje, a maioria dos países do mundo usam moedas de valor nominal, pois seu valor não corresponde ao metal de que é produzida.

- Foi na China do período Chou (1122-256 a.C.) que nasceram as moedas de bronze com
formas variadas: peixe, chave ou faca (Tao), machado (Pu), concha e a mais famosa o Bu,
que tinha a forma de uma enxada. As formas das moedas vinham das mercadorias e objetos
que possuíam valor de troca. Nessas peças encontravam-se gravados o nome da
autoridade emitente e o seu valor.
No final desta dinastia, surgiu o ouro monetário (Yuanjin). Este tinha a forma de um pequeno
lingote com o sinete imperial. Também nessa época surgiram as moedas redondas de bronze,
com um furo quadrado no centro.

Alex Marques disse...

Olá, professora e colegas, eu acho que a moeda é falsa porquê, é que ainda não sei mas depois eu mando outro comentário.
Até, lá!!!!!!
Alex

Alex Marques disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alex Marques disse...

Olá,professora e colegas.
Eu fiz "Trabalho de Pesquisa":




As moedas foram uma tentativa bem sucedida de organizar a comercialização de produtos, e substituir a simples troca de mercadorias. Há divergências sobre qual povo foi o primeiro a utilizar a técnica da cunhagem de moedas, pois de acordo com alguns, a China utilizava moedas cunhadas antes do século VII a.C.

Mariana Pinheiro disse...

Olá a todos!

Eu acho que a moeda é de ouro, porque no ano 1500 antes de Cristo as moedas eram todas de ouro.

Adeus
Mariana
Pinheiro

Nós... disse...

Nemo disse...

Olá a todos!
Fiquei super, hiper, mega feliz com os vossos trabalhos de pesquisa!
Estiveram muito bem! Não se limitaram a dar uma resposta. Foram pesquisar e procurar fundamentos para as vossas respostas! É isso mesmo! Estou muito orgulhoso de vocês!
Na realidade, a moeda é FALSA!
Como poderia uma moeda dizer 1500 anos antes do nascimento de Cristo? Como é que as pessoas que fizeram a moeda sabiam que 1500 anos mais tarde iria nascer Jesus?
É como se agora fizessemos uma moeda com a data 200 anos antes do nascimento do Mário... Quem é o Mário? E o Mário irá nascer daqui a 200 anos? Não sabemos, pois não?

Joana, Zeca, Beatriz e Alexandre... pela vossa resposta certa, dou-vos 5 estrelas. Pelo vosso trabalho de pesquisa... dou-vos mais 5! Estão de parabéns!

susana fortes disse...

Acho que a moeda é falsa pois acho que nessa altura ainda não existiam moedas. Mas não tenho a certeza.